COMO OS PAIS PODEM AJUDAR NO INCENTIVO À LEITURA?
“O leitor do texto literário é um leitor completo, e, portanto, o mais apto a se tornar um cidadão em plenitude”. Lino de Albergaria
Todo professor deseja que seus alunos tenham uma relação de qualidade com a literatura. As atividades planejadas são voltadas para a formação do leitor como sujeito que recorre à escrita para satisfazer exigências práticas, mas também como fonte de entretenimento e fruição estética.
Para que o trabalho tenha resultado esperado, os pais devem ser convidados a participar dessa caminhada.
Como os pais podem ajudar?
. Visitando livrarias com freqüência, considerando que não existem livros destinados a determinado momento do processo de alfabetização.
. Incentivando a criança a compartilhar com os amigos e professores a leitura de uma história que tenha chamado sua atenção.
. Assegurando que ela ouça a leitura de histórias em geral e mantendo essa prática familiar mesmo após o desenvolvimento da capacidade de ler.
. Possibilitando que ela leia, à sua maneira, textos variados: histórias em quadrinhos, contos, poemas, charadas, textos informativos, entre outros.
. Acompanhando os empréstimos feitos na biblioteca da escola, valorizando a escolha, auxiliando-a na leitura, orientando-a quanto aos cuidados com os livros e lembrando-a dos prazos estipulados para as retiradas.
. Dispondo-se a conversar sobre leituras feitas pelos membros da família, tecendo comentários, emitindo opiniões.
. Propiciando o contato do aluno com outras formas de apresentação de obras literárias que ela conheça ou possa conhecer: peças teatrais, adaptações para o cinema, histórias em quadrinhos ou mesmo outra versão escrita.
. Oferecendo condições para que a criança organize e se responsabilize pelos seus livros, mantendo-os em uma estante ou outro local adequado.
Fonte: Vila XXI – edição especial
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