12/11/2010

Conheça seu aluno e motive-o a aprender - Rosemeire Benedita da Silva


Mais um ano letivo inicia-se e com ele várias indagações. Como será minha
turma? Agitada? Será que vou conseguir “controlá-los”? E muitas outras
questões ocultas que nem nos atrevemos a pronunciá-las. Alguns dizem que a turma é a imagem do professor. Durante algum tempo questionei este pressuposto, mas após alguns anos na sala de aula, percebi que somos nós quem dita o ritmo. Mesmo quando acreditamos o quanto “as crianças estão difíceis ou indisciplinadas”, nós somos os responsáveis por todas as ações de nossa sala de aula. Podemos buscar maneiras de motivar nossas crianças a sentirem-se co-responsáveis. Ás vezes nos iludimos achando que as crianças só estão ali porque são obrigadas, mas a verdade é que elas adoram estar na escola e depende de nós o aquecermos esta paixão.
Então conquiste seus alunos, motive-os a estarem na sala de aula junto com você. Crie, no primeiro dia de aula algo que simbolize a relação que você quer manter com seus alunos até o último dia deste ano letivo. Como fazer isso? Algumas idéias que poderão ser modificadas, a fim de serem melhoradas, assim que entrarem em contato com seus alunos.

1. Encontre uma música que cante a alegria e que você acredite seja
significativa para crianças da idade com as quais você vai trabalhar.
Distribua revistas para as crianças. Peça para que procurem imagens que
provoquem boas sensações. Monte junto com as crianças um painel com as
imagens que todos escolheram. Coloquem o painel num lugar privilegiado,
acessível a todos. Sempre que precisar despertar boas sensações, mostrem o painel e conversem sobre as imagens.

 
2. Converse com as crianças sobre os super-heróis (para adolescentes escolham personalidades ou personagens da literatura) que elas mais admiram, descubra exatamente o que eles admiram. Discuta sobre esses comportamentos e ou valores. Faça uma lista. Peça para que as crianças produzam uma história na qual a turma seja protagonista e que demonstrem tais comportamentos e valores. Sempre que precisar despertar todas as sensações que envolveram tal atividade, leia a história.

3. SEMPRE leia para as crianças. TODOS OS DIAS.
 
4. Crie analogias, tais como: aprender isso será tão fácil quanto tomar um copo de água (analise a pertinência da analogia). Peça para que as crianças façam o mesmo: aprender isto foi tão gostoso quanto? Provoquem este tipo de reflexão a todo o momento. Instigue seus alunos a trazer coisas de sua realidade. Motive-os a perceber o quanto a escola está próxima de suas histórias, suas necessidades e suas vontades.
 
5. Brinque. Prepare atividades em que as crianças possam utilizar todo seu potencial criativo. Utilize para isto todos os recursos disponíveis: o corpo em diversos tipos de brincadeiras; brinquedos e jogos. Lembre-se que toda aprendizagem bem sucedida está associada a uma boa experiência. Proporcione experiências positivas, saudáveis. Seja claro e
objetivo com seu aluno, esbanje palavras de gentileza. Trate seu aluno com curiosidade e ele lhe dará inúmeras pistas de como deseja ser tratado.

*Rosemeire Benedita da Silva é  pedagoga, pós-graduadas em relações
internacionais, Master em neurolinguística, diretora escolar  na rede
municipal de São Bernardo do Campo e formadora na área de Tecnologias
aplicada à educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário