03/01/2011

Destrua as calhas - Por Célestin Freinet

Célestin Freinet, gosto dele, e penso ser agora, oportuno, além de muito atual... pois estamos iniciando um ano, 2011, e sempre é bom, sempre é tempo... de repensar e projetar mudanças.

Sejamos francos: se deixássemos, aos pedagogos, o cuidado exclusivo de iniciar as crianças na manobra da bicicleta, não teríamos muitos ciclistas.
Seria necessário, com efeito, antes de montar a bicicleta, conhecê-la – elementar, não é mesmo? – pormenorizar as peças que a compõem e fazer, com bons resultados, numerosos exercícios sobre os princípios mecânicos da transmissão e do equilíbrio.
Depois, mas só depois, a criança seria autorizada a montar na bicicleta. Oh! Não se preocupe! Não a lançariam impensadamente por uma estrada difícil, onde correria o risco de ferir os transeuntes. Os pedagogos teriam providenciado boas bicicletas de estudo, montadas em calhas, girando em vão, nas quais aprenderia, sem riscos a manter-se no selim e pedalar.
E, é claro, só quando o aluno soubesse andar de bicicleta é que o deixariam aventurar-se livremente na máquina.
Felizmente as crianças aniquilam, de antemão, os projetos prudentes demais e metódicos demais dos pedagogos. Descobrem, no celeiro, uma velha maquineta, sem pneus nem freios e, às escondidas, aprendem, em pouco instantes, a andar de bicicleta, como aliás aprendem todas as coisas: sem qualquer conhecimento de regras e de princípios, agarram-se à máquina, orientam-se para a descida e.... vão aterrar contra um talude. Recomeçam obstinadamente e, em tempo recorde, sabem andar de bicicleta. A prática fará o resto.
Quando, em seguida, para andar melhor, tiverem de consertar um pneu, ajustar um raio ou colocar a corrente, desejarão conhecer, através dos colegas, dos livros ou do professor, o que, em vão, você lhes havia tentado inculcar.
Na origem de toda a conquista está, não só o conhecimento, que só vem normalmente em função das necessidades da vida, mas a experiência, o exercício e o trabalho.
Neste início de ano, destrua as calhas, apronte as bicicletas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário